domingo, 29 de novembro de 2009

Leite de Soja



LEITE DE SOJA



O leite de soja é uma bebida feita a partir dos grãos de soja. É uma ótima alternativa ao leite de vaca e uma boa fonte de proteínas. É de fácil digestão, não contém colesterol e tem menos gordura que o leite de vaca.
Benefícios da soja para a saúde
Incluindo alimentos de qualidade em seu cardápio, você previne doenças sem abrir mão do prazer de comer.
As dietas ricas em fibras e com baixos teores de gorduras saturadas, aliadas a exercícios físicos e a um estilo de vida saudável, podem auxiliar no controle da obesidade e proteger contra doenças cardiovasculares, câncer, osteoporose e diabetes.
A Soja e seus derivados têm importante participação nesse quadro, pois são ricos em proteínas de alta qualidade, minerais como ferro, cálcio, fósforo, potássio e vitaminas do complexo B.
São inúmeras as pesquisas realizadas pela área médica no Japão, na China, nos Estados Unidos e na Europa que comprovam cientificamente os benefícios da soja na prevenção de doenças crônicas

COLESTEROL

Os altos níveis de colesterol sanguíneo e do LDL – colesterol estão associados às doenças cardiovasculares, como o infarto do miocárdio e a arteriosclerose.
Pesquisas da American Heart Association – AHA (Associação Americana do Coração) tem demonstrado que a ingestão de proteínas de Soja reduzem as taxas de LDL – colesterol.
Pacientes acompanhados durante quatro semanas, por médicos do AHA, e que tiveram a adição de proteínas de soja nas suas dietas – sem outra alteração – apresentaram uma redução nos níveis de LDL – colesterol em torno de 33%.
Assim, a introdução de pequena quantidade de proteína de soja na dieta diária, cerca de 20 gramas que equivalem a 50 gramas de grãos, é suficiente para deixar seu sangue e o coração em forma.

CÂNCER

Os grãos de soja contém um composto singular denominado genisteína, também chamado de fitoestrógeno ou hormônio vegetal, que possui uma ação estrogênica moderada, a qual atua na prevenção de
cânceres relacionados com o estrógeno.
Pesquisas realizadas no Japão, nos Estador Unidos e na Europa tem mostrado que a ingestão diária de alimentos à base de soja como, por exemplo, leite de soja, tofu, miso, natto e tempe (especialidades
da cozinha oriental) reduzem os riscos de cânceres e de próstata em até 50%.
A soja e seus derivados também possuem uma ação preventiva quanto aos cânceres de cólon, reto, estômago e pulmão.
Para que os tumores aumentem seu tamanho, é necessário o desenvolvimento de novos vasos sanguíneos. O bloqueio desse processo é visto como uma maneira potencialmente importante para controlar
o câncer. A genisteína também inibe a formação desses vasos e consequentemente, o desenvolvimento de tumores cancerígenos.
Com o envelhecimento, a perda de cálcio aumenta numa taxa crescente, resultando na osteoporose. Na menopausa, esse processo se agrava com a deficiência hormonal ovariana. Devido à sua ação
estrogênica, a genisteína da soja pode manter a estrutura óssea.
Exames de densiometria óssea comprovam que o consumo de soja retarda a osteoporose decorrente da idade, como também reduz significativamente a perda óssea total.

DIABETES

As fibras de Soja exercem importante papel na regulação dos níveis de glicose no sangue, pois retardam a sua absorção.
Essa redução na velocidade de absorção da glicose auxilia no controle da diabetes.

OUTRAS DOENÇAS

Há evidências de que o consumo de Soja tem um efeito positivo no controle de outras doenças como hipertensão, litíase (cálculos biliares) e doenças renais.

SAÚDE E SABOR

Entretanto um único alimento não impedirá a manifestação desses distúrbios, pois não é só de pão ou de soja que vive o homem. Mas a adição desse “grão sagrado” à dieta, em conjunto com um estilo saudável de vida, promoverá um aumento nas chances de prevenir doenças.


Faz mais de um mes que aderi ao leite de soja, por gosto mesmo, por querer um alimento saudavel no meu dia-a-dia, tomo e gosto do leite de vaca, mas estou evitando ao maximo e tomando o de soja. Aqui voce encontra varias versoes, original, original ligth, original fat free, baunilha, chocolate, e varios outros, mas o que eu aderi e gosto mais e o Original light. tomo pelo menos um copo de leite de soja por dia. e voces ja experimentaram? o que acharam???

Beijos

Lilica



3 comentários:

Jacqueline disse...

ola querida, obrigada pela visitinha, vamos sim nos ajudar é isso que fala, tambem vou te seguir. Beijokas!!

Paty disse...

Olá, td bem?
Obrigada pela visita!
Adorei a matéria sobre o leite de soja, na verdade fui meio que obrigada pela minha nutricionista a experimentar por 1 mês, hoje fazem 17 dias que estou tomando, meu intestino está trabalhando muito melhor, rsrs, acredito agora que a mudança será pra vida toda, afinal tem me feito muito bem... Vou segui-lá tbm, assim sempre estaremos juntas nessa caminhada. Beijos Paty!!!

Paula Moulin disse...

Ai... nao adianta... nao consigo largar o leite de vaca. Todo dia de manha tenho que tomar meu copo de leite com achocolatado... quando nao tomo parece ate que fico meio fraca! Sei que tudo e questao de costume... e igual ao adocante.. eu nao aguentava tomar nada com adocente... achava ruim... hoje quando tomo alguma coisa com acucar (muuuuito dificil, so quando estou na casa de alguem que serve algo ja adocado) chego a ficar enjoada. Mas por enquanto nao quero mudar esse costume do leite nao mesmo porque o leite de soja e bem mais caro e enquanto eu nao terminar esta obra.. nao posso sair da linha.
Beijos

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts with Thumbnails
 
Header image by sabrinaeras @ Flickr