quinta-feira, 21 de janeiro de 2010

Câmaras de bronzeamento


Proibidas de funcionar desde novembro do ano passado, as câmaras de bronzeamento artificial receberam autorização jurídica para serem novamente ligadas à tomada.

Ontem, o juiz Jurandi Borges Pinheiro, do Tribunal Regional Federal do Rio Grande do Sul, liberou a prática estética em clínicas e salões de beleza, contrariando a recomendação de médicos especializados e da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa).

O processo foi movido pela Associação Brasileira de Bronzeamento Artificial (ABBA), que contesta os argumentos utilizados pela Anvisa para a proibição. “Além de ser inconstitucional, a determinação do governo federal é inconsistente”, acredita o advogado da Associação, Eugênio Pallazi. “Faltam informações científicas sobre os males do bronzeamento artificial. Não há nada que ateste que a prática é mais nociva do que o sol, o maior responsável pela emissão de raios ultravioletas” diz Pallazi. Somente entidades filiadas à ABBA podem voltar a oferecer o bronzeamento. O número de locais não foi informado pela entidade.

Protestos

A Anvisa informou que ainda não foi notificada oficialmente pela justiça sobre a decisão – apesar de já garantir que vai recorrer – mas contesta veementemente a informação de que não há comprovação de que as câmaras não são nocivas à saúde. A agência rebate que a própria A Organização Mundial de Saúde (OMS) elegeu o bronzeamento artificial como um dos fatores cancerígenos. Médicos ligados a entidades como Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBM) e Sociedade Brasileira de Medicina Estética (SBME) endossam o perigo da prática.

Eles se apoiam em pesquisa recente realizada pela Agência Internacional de Pesquisa do Câncer (IRAC, sigla em inglês) que atestou o perigo dos raios emitidos de forma artificial. Vinte pesquisadores, de nove países, concluíram que a radiação produzida pelas lâmpadas bronzeadoras aumenta em 75% o risco de câncer de pele, quando recebidas por pessoas antes dos 30 anos. O bronzeamento foi então colocado ao lado do tabaco na lista de fatores que aumentam a incidência de melanomas e neoplasias.

“Pelas produções científicas que já possuímos tenho convicção que a decisão judicial em favor do bronzeamento vai ter duração muito curta”, afirmou o diretor da SBME, Valcenir Bedin. “É uma decisão (jurídica) que só se sustenta pelo ponto de vista de mercado e não há como dizer que o bronzeamento artificial é tão nocivo quanto o sol, pelo contrário”.

Segundo Bedin, dentro de uma câmara de bronzeamento a exposição aos raios ultravioletas é mais concentrada, em geral ocorre por um período longo e não há nenhum fator minimamente atenuante como sombra e vento – presentes quando o banho de sol é ao ar livre.

Incidência de câncer

Os especialistas se preocupam com a liberação da prática do bronzeamento porque os índices de câncer de pele estão em ascensão no País. Estima-se que para os que nasceram após 2006, a incidência será de um caso novo em cada 65 pessoas. Em 2010, o Instituto Nacional do Câncer (Inca) projeta 113.950 casos novos de câncer de pele. As mulheres são as principais vítimas, com 60.440 registros. Já os homens devem somar neste mesmo período 53.440 casos da doença
.

Assunto polemico esse... O que voces dizem sobre o assunto???
Bjinhus
Aline

5 comentários:

Pê. disse...

Eu acho que tem tanta coisa que faz mal e não é proibido!
Porque não proíbem o cigarro? Porque não proíbem os remédios pra emagrecer? Porque não proíbem o bacon (hahaha)?
Acho que cada um tem o poder de decisão sobre sua vida. Os perigos das camaras de bronzeamentos devem ser expostos...mas cada um decide se deve ou não arriscar...

UM MARAVILHOSO FINAL DE SEMANA PRA VOCÊ!
Beijos!

Thallita Salles disse...

Oi lilica,
obrigada por sua visita. Quero dizer q o livro é otimo, vc pode acreditar.
Como estou de férias, não tenho seguido direitinho, então vou postar os resultados no incio de fevereiro.
Bjos

Bethânia disse...

Olá, li o post resumidamente, eu não tenho nada contra, desde que seja feito com segurança à saúde. Ainda bem que não preciso, pois onde moro temos sol de janeiro a janeiro. No momento a gente tá rezando pra ele dar uma trégua, inclusive. Abraços pra vc e bom fim de semana.

NÉBIA disse...

Oi!!!!eu to tentando fazer essa dieta,a Jéesica do blog vamos todas emagrecer fez e ela perdeu 15 kilos em um ano...não foi com essa dieta q eu emagreci,pq eu não conhecia mais ouvi falar mto bem dela,estou tentando e acredito q dá certo sim!!!!Eu só não concordei com uma coisa:no livro diz q tudo nos é permitido,eu não acho pq se todo dia agente comer um doce,vamos engordar com certeza mesmo q seja pouco,sei lá a minha opiniao é essa mais se eu fosse vc eu faria sim a dieta nota 10!!!!Bjus

Minha Dieta dos Pontos disse...

olá amiga tem uma selinho lá no meu blog pra vc.
bjocas

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts with Thumbnails
 
Header image by sabrinaeras @ Flickr