segunda-feira, 11 de janeiro de 2010

Gyrotonic: técnica mistura balé, movimentos de yoga e natação







Ele era um húngaro que morava na Romênia e que depois foi para os Estados Unidos. Foi remador, ginasta e acabou indo parar na Broadway. Por isso mesmo, sua técnica corporal mistura tudo isso. E ainda yoga, tai chi-chuan, natação e movimentos dos animais. O Gyrotonic, que utiliza um aparelho criado por Juliu Horvath, tem entre os benefícios aumentar a força, a flexibilidade, alinhamento e postura. “São os trunfos do trabalho. Por consequência temos o centro, abdome e glúteos bastante fortalecidos e malhados”, diz Gal Vilas-Bôas, professora da técnica.

Toda a base do trabalho acontece com a ajuda de um aparelho. Os exercícios são feitos sentados, mas com o avanço das aulas também existem posturas em pé e deitadas. “A técnica trabalha o corpo inteiro através de sete elementos naturais de movimento da coluna: para frente, para trás, para a direita, esquerda, torção para a direita e esquerda e circular. E todas as outras articulações e juntas. O método trabalha sistematicamente as juntas e os músculos através de exercícios rítmicos e ondulatórios. Os movimentos estimulam os órgãos internos do corpo, integrados com diferentes padrões correspondentes de respiração”, diz Gal. “A chave de tudo é a fluidez. As posturas não são mantidas por longos períodos de tempo, ao contrário, são conectadas suave e harmoniosamente por meio da respiração, fazendo os exercícios parecerem mais com uma dança do que com a Yoga tradicional.”

Uma aula com Gyrotronic também incluiu automassagem e exercícios respiratórios, que tem como objetivo estimular o sistema nervoso, liberar os canais de energia e oxigenar o sangue. Assim como no Pilates, há uma versão solo da técnica, o Gyrokinesis. Na verdade, foi aí a origem de tudo: a partir da técnica solo, que era um método desenvolvido para bailarinos,é que ele teve a idéia do aparelho. Não há contraindicação. Segundo Gal, as pessoas com problemas na coluna podem - e até devem – experimentar a técnica .


bjinhus
Aline

0 comentários:

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts with Thumbnails
 
Header image by sabrinaeras @ Flickr