terça-feira, 19 de janeiro de 2010

Metabolismo a Mil por Hora!!





Quando comemos, nosso metabolismo logo entra em cena, transformando as calorias na energia que precisamos para viver e realizar as mais diversas atividades, como tomar banho, trabalhar, fazer academia... Por questões genéticas, algumas pessoas realizam esse trabalho de forma mais acelerada do que outras, resultando em um gasto calórico maior. A boa notícia é que, independente do que diz seu DNA, é possível aumentar a velocidade do metabolismo, transformando-o em uma verdadeira máquina de queimar calorias. Confira!

Segundo a nutricionistas alguns alimentos são capazes de estimular o metabolismo a gastar mais energia mesmo quando você está em repouso. “Eles também atuam na diminuição da inflamação, uma das causas de obesidade”, completa. Mas, para sentir os efeitos na cintura, deve-se incluí-los com regularidade na alimentação, combinado? Agora, pegue a listinha do mercado e anote o que não pode faltar na sua despensa e como deve ser o consumo.

Chá-verde: de 2 a 4 xícaras por dia
Café: 1 xícara antes dos exercícios
Pimenta vermelha: uma pitadinha por dia, no molho ou na comida
Gengibre: 1 colher (café) de folhas picadas por dia. Use em alimentos ou sucos
Farinha de linhaça: 1 a 2 colheres (sopa) por dia
Curcuma (açafrão-da-terra): 1 colher (café) por dia, adicionada à comida
Peixe: 100 a 150 gramas, de 2 a 3 vezes na semana
Brócolis: 1 xícara (chá) por dia
Cacau: 1 quadradinho ou 30 gramas de chocolate amargo por dia
Chá de hibisco: 2 a 3 xícaras por dia
Algas: 1 folha, 2 vezes por semana, adicionada aos alimentos
Semente de mostarda: 1 colher (chá) por dia. Salpique na comida
Canela: 1 colher (chá) ao dia
Vinagre de maçã: 1 colher (chá) por dia. Use para temperar a salada
Frutas cítricas (como laranja e kiwi): 1 a 2 unidades por dia
Alecrim: 1 colher (sobremesa) por dia. Adicione aos alimentos
Azeite de oliva extra-virgem: 1 a 2 colheres (sopa) por dia

Turbine o treino


Sabia que dá para continuar despachando calorias depois da academia, quando você já está em casa, assistindo à televisão? Para realizar essa façanha, basta providenciar pequenos ajustes no treinamento. “O segredo é manter o consumo de oxigênio elevado mesmo depois da malhação”, conta Amanda Alves Costa, professora da Cia Athletica e do CEU Uirapuru, de São Paulo (SP). Como? É simples, veja só:

Nos exercícios aeróbicos


“Na esteira, prefira fazer pequenos intervalos em uma velocidade desconfortável e depois descansar em um ritmo mais tranqüilo a ficar o tempo inteiro no nível intermediário. Isso porque os ajustes de intensidade fazem o consumo de oxigênio disparar”, descreve a profissional. Para quem gosta de aulas com mais interatividade, uma boa pedida é o spinning (na bicicleta ergométrica), que trabalha o tempo inteiro com variações de esforço.

Na musculação

Já para as que curtem puxar ferro a recomendação é fazer intervalos curtos entre uma série e outra – 30 segundos já está ótimo. O truque para não cansar e precisar diminuir o peso é trabalhar dois músculos ao mesmo tempo. “Faça uma série de 15 repetições para braço e, ao invés de ficar descansando ao lado do aparelho, realize uma série para o bumbum. Assim, você se mantém sempre acelerada".
Combinando musculação + aeróbico

Aliar as duas atividades é uma excelente estratégia para o consumo de oxigênio subir. A dica da professora da capital paulista é fazer alguns minutos de esteira ou bicicleta toda vez que completar um exercício de musculação (com 3 séries de 15 repetições). “Você alia os benefícios das duas atividades e, de quebra, garante que o metabolismo continue a todo vapor mesmo depois do fim do treino”.

Mudança de hábitos

Quando o assunto é dar um gás no gasto calórico, algumas regrinhas de comportamento valem ouro. Ter uma boa noite de sono é uma delas. “É nesse período que tudo acontece: hormônios são liberados, forma-se a massa magra, etc. Por isso, se não dormir bem, o organismo tende a ficar desregulado durante o dia”.

Comer várias vezes durante o dia também faz parte dos mandamentos para ativar o metabolismo. Isso porque, se ele não tiver descanso, não entrará no modo “superlento”. Aí que sai ganhando (ou melhor, perdendo) é sua cintura. Catarina lembra, no entanto, que à noite o metabolismo também merece uma pausa, por isso, o ideal é jantar cerca de três horas antes de ir para a cama. “Nesse momento, ele não trabalha tanto a seu favor, então nada de exagerar na comilança. O ideal é repetir a refeição do almoço ou optar por uma sopa de legumes. Se não for possível, faça um lanche completo, com pão integral, salada verde e outros vegetais e proteína magra, como atum, sardinha, peito de peru, presunto magro ou ovo mexido."

Bjinhus
Aline

4 comentários:

Pê. disse...

Ótima quarta pra vc!!

NÉBIA disse...

Oi passei para dar uma olhadinha no seu blog e adorei!!!estou te seguindo!bjs

Vania San disse...

é isso aí, temos de fazer o metabolismo trabalhar a nosso favor!

beijos

Paty disse...

Oi Aline, li não sei onde, rsrs... Água gelada também ajuda acelerar o metabolismo, na dúvida e com o calor que está fazendo por zqui da-lhe água gelada... Beijos Paty!

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts with Thumbnails
 
Header image by sabrinaeras @ Flickr