quinta-feira, 14 de janeiro de 2010

Probioticos: As bacterias amiga da sua saude!


Apesar de o nome “bactéria” estar normalmente associado a contaminação e doença, os probióticos são uma classe de bactérias com efeitos benéficos sobre a saúde humana.
Os probióticos continuam na moda e ainda bem que assim é. Os mais conhecidos, e sobre os quais foram feitas mais pesquisas, incluem os Lactobacillus Acidophilus e as Bifidobactérias Bifidus.

Os probióticos são uma classe de bactérias “boas” ou benéficas, que vivem naturalmente no tracto intestinal do ser humano e que o ajudam a funcionar correctamente, a manter a saúde e a lutar contra a doença e mal-estar. No nosso tracto intestinal existem triliões de bactérias benéficas! Estas bactérias protectoras do intestino ajudam a uma boa digestão, ao partirem os alimentos nos seus vários constituintes, para poderem ser absorvidos pelo organismo.

As bactérias “más” ou patogénicas, por seu lado, podem provocar desequilíbrios e levar à doença e mal-estar. Quando nascemos, possuímos uma flora bacteriana intestinal saudável e equilibrada, mas esse equilíbrio é muito susceptível ao estilo de vida e factores ambientais e, o resultado mais frequente, é verificar-se uma diminuição da flora bacteriana benéfica e um aumento da flora patogénica, com todos os problemas que daí advêm.

Porquê ingerir probióticos?

Porque fazem bem! Suplementar diariamente a nossa dieta com probióticos, aumenta a quantidade de bactérias benéficas, melhorando a saúde intestinal.

Quer as bactérias benéficas quer as patogénicas são afectadas por mudanças do tracto intestinal. Estas mudanças podem ser provocadas por uma infecção bacteriana específica, pelo tratamento com antibióticos, pelo álcool, por dietas desequilibradas e muitos outros factores, e levam inevitavelmente a uma alteração da flora bacteriana, quase sempre com uma diminuição do número de bactérias benéficas e um aumento das patogénicas. Alguns sintomas comuns deste desequilíbrio incluem obstipação (prisão de ventre) e/ou diarreia. Se a situação não for tratada no sentido de repor o equilíbrio da flora bacteriana, os sintomas podem tornar-se crónicos (como no caso do síndroma do cólon irritável) e comprometerem o sistema imunitário, levando a outras doenças mais sérias.

O Lactobacillus Acidophilus é a bactéria benéfica que predomina na parte superior do tracto intestinal (Lactobacillus é o género da bactéria e Acidophilus é uma espécie particular). O Lactobacillus Acidophilus ajuda a reduzir o número de bactérias indesejáveis e leveduras; para além disso, produz lactase, uma enzima importante para a digestão da lactose do leite. Outra função desta bactéria é a produção de vitaminas do complexo B (niacina, ácido fólico e piridoxina) durante o processo digestivo.

Para além do papel na regulação das funções intestinais, o Lactobacillus e outros probióticos contrariam a acção nefasta dos antibióticos, e estimulam o sistema imunitário a funcionar melhor, mesmo na ausência de doença. No caso da doença estar instalada, estes probióticos podem contribuir para o alívio significativo de problemas de saúde como a indigestão e diarreia. Os suplementos de probióticos são actualmente reconhecidos e aceites, como podendo trazer benefícios à saúde, de onde se destacam:

• Normalização da função imunitária;
• Intestinos mais limpos e mais saudáveis (eles ajustam a flora intestinal, suprimem o crescimento de bactérias indesejáveis, controlam as fermentações intestinais anormais e a produção de substâncias nocivas);
• Purificação do sangue (o sangue torna-se mais limpo e livre de toxinas);
• Melhoria do estado nutricional através da acção que têm a nível da quebra das vitaminas, minerais e aminoácidos e sua absorção pelas paredes do intestino;
• Prevenção da ocorrência de infecções por bactérias nocivas;
• Efeito normalizador das células em geral.

Para que o organismo tire o máximo benefício dos probióticos, deverá ingerir diariamente alimentos enriquecidos. Esteja atento aos rótulos nutricionais e reforce a sua saúde todos os dias.

Eu amo um Iogurte!!!!
Bjinhus Meninas..
Aline

4 comentários:

Lais disse...

Que beleza heim rsrsr, vamos tomar iogurte então, e turbinar a dieta e a saúde ...
bjoca

Paty disse...

Oi Aline, amo iogurtes, mas a minha nutri me pediu para não consumi-los por um tempo, pois faz parte do grupo dos derivados do leite, que não consumo tem 2 meses, só mesmo o de soja, espero que ela me liber logo, as vezes sinto falta de um "danoninho", rsrs... Olha só, eu detesto cebolo, tanto que não consigo não pica-lá para temperar os alimentos, é uma briga boa, só uso qdo minha sogra vem aqui em casa e bate no liquidificador com alho e sal para tempero.
Beijos Paty!

Minha Dieta dos Pontos disse...

olá passei para agradecer sua visitinha. e estou te seguindo amei seu cantinho.
bjs

Vania San disse...

Amiga:

vou postar as tarefas do livro "Pense Magro", serão 42 dias seguindo as tarefas do livro, se quiser acompanhar, seja bem vinda!

já postei a primeira tarefa, está no post de 14 de janeiro.

Beijos

Postar um comentário

Deixe seu recadinho

Related Posts with Thumbnails
 
Header image by sabrinaeras @ Flickr